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Aditivos

A utilização de aditivos nos óleos lubrificantes melhora suas características e contribuem para que atinjam as exigências de trabalho, proporcionando bom funcionamento dos equipamentos e longa vida. Melhoras no ponto de fugor, congelamento, viscosidade, fluidez, e outros, são essenciais para suportar os esforços e condições severas dos motores cada vez mais potentes, transmissões mecânicas e automáticas. Entre os principais aditivos, estão:



1. Detergente e dispersante: aditivos de limpeza. Os detergentes limpam os depósitos formados nos anéis, válvulas, mancais e circuitos de óleo de motor, evitando que ocorra a deposição de qualquer tipo de substância nas partes lubrificadas. Essas substâncias, por ação do aditivo dispersante, ficam dispersas no meio do fluido, por isso, o óleo fica escuro, mas o motor fica limpo;


2. Antioxidante: reduz a oxidação do óleo, principalmente às altas temperaturas, diminuindo a formação de borras e vernizes, permitindo que o óleo dure mais tempo, evitando, também, a formação de substâncias ácidas que acarretam a deteorização do lubrificante provocando sua oxidação;


3. Antiespumante: reduz a formação de espuma no óleo, quando agitados de maneira violenta com o ar;


4. Extrema Pressão (EP): reduz os desgastes nas altas pressões como, por exemplo, nos cames de comando de válvulas;


5. Melhorador de índice de viscosidade: em altas temperaturas, a viscosidade tente a reduzir. Esse aditivo impede que a viscosidade se reduza ao ponto de prejudicar a lubrificação;


6. Antiferrugem: em contato com a umidade do ar, peças de ferro tendem a enferrujar, assim, esse aditivo impede que o processo aconteça;


7. Aditivos de alcalinidade: o óleo diesel possui enxofre, elemento cujo ácido sulfúrico danifica as peças metálicas. Esse aditivo impede que isso ocorra;


8. Antidesgaste: reduz o atrito e o desgaste, mesmo em temperatura ambiente;


9. Corantes: têm a finalidade de facilitar a identificação de vazamentos e impedir a confusão entre produtos;


10. Limpador de cárter: desenvolvido para dissolver borras, vernizes, resíduos depositados no cárter e na parede dos motores, melhora a circulação do óleo lubrificante após a troca.

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