Telefone: (31) 3450-1000 • tecnolube@tecnolube.com.br • Skype: tecnolube1993

Distribuidora de lubrificantes e graxas em todo o estado de MG

Viscosidade de óleo lubrificante

A viscosidade do óleo é uma das características mais importantes a se considerar na hora de escolher o melhor óleo lubrificante para o carro do cliente. Ela representa a fluidez que o óleo apresenta sob determinada temperatura. Quanto mais viscoso for um lubrificante (mais grosso), mais difícil de escorrer, portanto será maior a sua capacidade de manter-se entre duas peças móveis fazendo a lubrificação das mesmas.



A viscosidade dos lubrificantes não é constante; ela varia com a temperatura. Quando esta aumenta, a viscosidade diminui e o óleo escoa com mais facilidade. O Índice de Viscosidade (IV) mede a variação da viscosidade com a temperatura. Quanto maior o IV, menor será a variação de viscosidade do óleo lubrificante, quando submetido a diferentes valores de temperatura.



Por exemplo, os óleos de baixa viscosidade, sintéticos, tornam a partida a frio mais fácil para o seu motor, pois apresentam menor resistência aos elementos móveis e, portanto, consomem menos energia do motor. Isto também significa que você fará uma maior economia de combustível.



Os lubrificantes que conseguem manter seu desempenho sob temperaturas altas e baixas são chamados multiviscosos. Eles são definidos por dois números. O primeiro (seguido por um W, de “winter”, “inverno” em inglês) indica a viscosidade do lubrificante sob baixas temperaturas. O segundo e maior número indica a viscosidade do lubrificante sob temperaturas mais elevadas.